Space Shuttle Atlantis – Nova atração Mais Inclusiva do Mundo Devotada aos 30 Anos do Programa do Ônibus Espacial da NASA

Atlantis_Pearlman4X3

Agora Aberta no Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center

Em 29 de junho, o Complexo de Visitantes do  Kennedy Space Center abriu as portas da mais abrangente e devotada atração do mundo sobre os 30 anos do Programa do Ônibus Espacial do NASA – Space Shuttle Atlantis.SM

Mais de 40 astronautas da NASA participaram da grandiosa inauguração. As festividades também incluiram mais de 20 exposições especiais da NASA em todo o Complexo de Visitantes.

Entre os oradores estavam presentes o administrador da NASA, Charles Bolden, o diretor do Kennedy Space Center, Bob Cabana, o presidente da Delaware North Companies Parks & Resorts, Rick Abramson e o diretor de operações do Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center, Bill Moore.

AmericaSpace-photo-of-space-Entre os três orbitadores espaciais distribuídos pela NASA a centros e museus de ciências por todo o país, apenas o Atlantis é o ponto focal da atração de US$100 milhões, em mais de 8.300 metros quadrados contendo quatro produções multimídias e cinemáticas e mais de 60 experiências interativas que incitam os visitantes a “ser o astronauta” e a celebrar as pessoas, a paixão e o patriotismo por trás do programa do ônibus espacial.

Somente no Space Shuttle Atlantis os visitantes podem literalmente ficar frente a frente a um orbitador espacial real que voou no espaço 33 vezes e ainda contém as cicatrizes, marcas de queimaduras e poeira espacial de sua última missão. Somente no Space Shuttle Atlantis os visitantes podem ter uma visão de 360 graus do Atlantis da mesma maneira que os astronautas tiveram antes, inclinado na lateral em um ângulo de 43,21 graus, parecendo flutuar no espaço com as portas de descarga de carga útil abertas e seu braço robótico estendido, como se tivesse acabado de sair da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS). Também, somente no Kennedy Space Center os visitantes podem dizer que viram um ônibus espacial no próprio local dos voos espaciais com seres humanos, onde todas as 135 missões do ônibus espacial de 1981 a 2011 foram lançadas e processadas.

Desenvolvido pela Delaware North Companies Parks & Resorts, operadora do Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center para a NASA desde 1995, e também dos Destinos PGAV sediados em St. Louis, em parceria com a NASA, o Space Shuttle Atlantis é o elemento de marquise do plano mestre de 10 anos para o Complexo de Visitantes. Aqui, sistemas de shows e áudio visuais de última linha, com tecnologia de parques temáticos observados nas mais novas e mais populares atrações de Orlando, com imagens e filmagens raramente vistas na NASA e simulações de treinamento de astronautas baseados na realidade se combinam para criar uma atração inovadora e singular.

Atlantis Atlantos2“É verdade que há mais de um orbitador espacial exposto, mas não há lugar algum no mundo como o Space Shuttle Atlantis,” disse Bill Moore, diretor de operações do Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center. “Essa experiência totalmente imersiva é muito mais do que ver o Atlantis de perto. Com réplicas de alta definição, simuladores e atividades interativas envolvendo todos os aspectos do programa do ônibus espacial e suas conquistas, inclusive o Telescópio Espacial Hubble e a Estação Espacial Internacional, essa é a experiência mais próxima que os visitantes podem ter de viver e trabalhar no espaço – com a exceção de solicitar a entrada na corporação de astronautas”.

Outros destaques e áreas temática incluem:

·     A Entrada – Na área externa do Space Shuttle Atlantis, os visitantes são recebidos por uma réplica vertical em escala completa, de 56 metros de altura, do tanque externo do ônibus espacial com dois impulsionadores de foguetes sólidos, oferecendo aos visitantes um sentido real da incrível potência necessária para lançar o ônibus em órbita. O corredor de entrada é alinhado com rochas da área de esteiras do Kennedy Space Center, em que os foguetes e ônibus espaciais Saturn V foram transportados para as plataformas de lançamento.

·     O Edifício – O Space Shuttle Atlantis tem dois vastos elementos arquitetônicos, ou “asas”, representando o lançamento e o retorno do ônibus espacial. A camada externa do edifício, oculta por tons iridescentes de laranja e ouro, representa o brilho flamejante da reentrada. A asa interna mais alta do edifício é revestida em um padrão de ladrilhos cinza brilhante representando a parte inferior ladrilhada do orbitador. O edifício foi projetado obedecendo os padrões de sustentabilidade da certificação LEED Silver.

·     O Pré-show – Apresentações multimídias e cinemáticas aumentam a antecipação ao ilustrar a evolução dos 30 anos do Programa do Ônibus Espacial e as milhares de pessoas que participaram na criação e manutenção dos cinco ônibus da NASA que foram ao espaço – Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

·     Teatro do Telescópio Espacial Hubble – Uma réplica de alta fidelidade mostra o Telescópio Espacial Hubble em toda sua glória, 13 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro, com seus painéis solares totalmente abertos. Uma produção cinemática no teatro de 40 lugares mostra os destaques do programa Hubble, incluindo o lançamento de 1990, missões subsequentes de reparos e imagens impressionantes do espaço longinquo.

·     Galeria da Estação Espacial Internacional – Os visitantes podem subir a bordo de uma réplica de alta fidelidade dos móduclos do ISS (Ônibus Espacial Internacional) e ter a sensação de flutuar no espaço. Uma tela de toque interativa oferece uma variedade de tópicos sobre a vida e o trabalho a bordo do ISS. Os tópicos são explicados usando uma filmagem real exclusiva para o Teatro de Microgravidade por tripulantes reais do ISS, mostrados em gravidade zero dentro do ISS. Plataformas independentes recriam componentes da estação, incluindo os alojamentos de dormir dos astronautas de cabeça para baixo e o vaso sanitário espacial. Uma parede de mídia interativa de 4 metros de comprimento e 1,2 m de altura acompanha a localização do ISS e fornece downloads de mensagens de Twitter da tripulação, além de atualizações da pesquisa científica realizada.

·     Experiência de Lançamento do Ônibus – Os visitantes podem “ficar na vertical” e usarem cintos de segurança para experimentar as vistas, sons e sensações de um lançamento do ônibus espacial. Astronautas veteranos da NASA que ajudaram a desenvolver a atração a denominam “a melhor coisa depois de um lançamento real do ônibus espacial”.

·     Simuladores de Treinamento de Astronautas – Futuros astronautas podem praticar a aterrisagem do orbitador, a docagem do ISS e a manipulação do Canadarm robótico em 21 consoles modelados segundo simuladores reais de treinamento da NASA.

·       Galeria em Órbita O calendário do Sistema de Transporte Espacial (Space Transportation System – STS) interativo de 7,3 metros  traz à vida 135 missões do ônibus espacial da NASA com detalhes de cada lançamento, aterrissagem, astronauta, carga útil e mais. Bancos de monitores interativos oferecem uma visão em raio X dos sistemas cruciais do Atlantis e visões pré-gravadas de seu interior, incluindo a cabine do piloto, convés intermediário e o compartimento de carga útil. Na parte traseira do Atlantis, os visitantes podem ver o motor principal do ônibus espacial de mais de 3.600 kg. Simuladores de realidade virtual convidam os visitantes a testar sua aptidões de andar no espaço, enquanto os colegas comandantes assumem o controle da réplica da cabine do ônibus espacial.

·       Área de Processamento do Ônibus Espacial O autêntico “boné” ou abertura de respiro da Plataforma de Lançamento 39B tem um novo lar no jogo “Blast Off” em que os participantes podem juntar moléculas virtuais de hidrogênio e oxigênio para criar o combustível líquido do ônibus espacial. Eles também podem tentar unir o orbitador ao cano de escape no Edifício de Montagem do Veículo (Vehicle Assembly Building). As rodas e pneus da missão final do Atlantis, STS-135, estão também disponíveis para os visitantes tocarem e girarem.

·     Zona de Reentrada – Os visitantes podem ver o que é necessário para os astronautas aterrissarem o orbitador como um planador de alta velocidade, criando seus próprios estrondos sônicos e planagens, ou melhor, deslizamentos, para uma aterrissagem na íngreme rampa Re-entry Slide (Deslizador de Reentrada).

·     Loja de Suvenir Shuttle Express – A loja de 370 metros quadrados oferece uma grande variedade de mercadorias relacionadas ao ônibus espacial e ao espaço exibidas em meio a obras de arte de jovens que oferecem suas visões sobre o futuro dos voos espaciais.

O Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center não é financiado por impostos ou fundos destinados a ele. A operação, manutenção e desenvolvimento são financiados por meio de receitas geradas com a venda de ingressos, alimentação e mercadorias. O  Space Shuttle Atlantis está incluído na admissão regular ao Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center.

Sobre o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center

Kennedy-Space-Center-Visitors-O Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center traz à vida a história épica do programa espacial norte-americano, oferecendo um dia inteiro ou mais de divertimento e atividades educacionais, inclusive a visita ao Kennedy Space Center exibindo o Centro Apollo/Saturn V com o foguete real para a lua Saturn V, o novo Encontro Espacial Angry Birds, a Experiência de Lançamento do Ônibus Espacial, filmes no espaço em 3D IMAX®,  o Encontro com Astronautas, o Espaço de Exploração: Precisa-se de Exploradores e muitas outras exposições interativas. O ingresso de entrada também inclui a Hall of Fame®  de astronautas norte-americanos, apresentando espaçonaves históricas e a maior coleção do mundo de lembranças pessoais de astronautas, que abre diariamente ao meio-dia e o horário de fechamento varia de acordo com o período do ano. A apenas 45 minutos de Orlando, Flórida, o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center abre diariamente às 9:00 com horário de fechamento variável segundo a estação do ano.  O ingresso de entrada custa US$50 + impostos para adultos e US$40 + impostos pra crianças de 3 a 11 anos.

Em homenagem ao Ano de Atlantis, o passe anual do Clube do Comandante do Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center está à venda por um período limitado ao preço com desconto de US$55 + impostos para adultos e US$45 + impostos para crianças de 3 a 11 anos quando comprado apenas online ou por telefone. O preço regular de US$63 + impostos para adultos e US$53 + impostos para crianças de 3 a 11 anos aplica-se para todas aas compras no portão. Para mais informações ou para compra de ingressos ou passe anual, ligue para o número 1 877-313-2610 ou visite www.KennedySpaceCenter.com.

Guia de Orlando, a mais nova ferramenta de ajuda ao turistas brasileiros que visitam Orlando, Fl

You must be logged in to post a comment Login