Centro da Nasa na Flórida tem ônibus espacial e almoço com astronauta

nave-atlantis

Kennedy Space Center, em Orlando, atrai 1 milhão de turistas ao ano.
Visitantes podem ver Atlantis de perto e viver simulação de lançamento.

Nova atração do jogo Angry Birds (Foto: Divulgação/KSC)

Nova atração do jogo Angry Birds
(Foto: Divulgação/KSC)

Enquanto o turismo espacial não é uma realidade, fãs do tema podem se sentir um pouco mais perto do universo no Centro de Visitantes do Kennedy Space Center (KSC), uma espécie de parque temático da agência espacial americana (Nasa).

Localizado em Orlando, na Flórida, o local atrai mais de um milhão de turistas anualmente com um amplo acervo de itens relacionados à conquista do espaço, experiências interativas e encontros do público com astronautas.

Desde o último dia 29 de junho, é possível também ver de perto um ônibus espacial, o Atlantis, última aeronave que foi à Estação Espacial Internacional. A exposição inclui ainda 60 atrações interativas, como um Simulador de Lançamentos. “A mostra conta os 31 anos de história de todo o programa de ônibus espaciais e permite entender como ele contribuiu para a forma como vivemos hoje”, disse ao G1 John Stine, diretor de vendas sênior do Complexo de Visitantes, que esteve no Brasil na última semana.

Ele acrescenta que a nave é apresentada na posição “original”, como se estivesse no espaço, orbitando a Terra.

Outra novidade lançada pelo parque neste ano é o Angry Birds Space Encounter, uma atração interativa sobre os personagens do famoso jogo.

Stine afirma que o Brasil é o quinto país que mais envia visitantes ao KSC, e diz que o interesse pela atração cresceu depois que Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço. Pontes participa de atividades com os turistas do parque duas vezes ao ano.

Turistas podem tirar dúvidas sobre a vida no espaço no almoço com astronauta (Foto: Divulgação/KSC)

Turistas podem tirar dúvidas sobre a vida no
espaço no almoço com astronauta
(Foto: Divulgação/KSC)

Almoço com astronauta
Uma atração que já existe há um tempo e está entre as mais procuradas do KSC é o almoço com um astronauta. Pagando um valor a mais no ingresso, os visitantes assistem a uma apresentação e podem fazer perguntas, pedir autógrafos e tirar fotos com ele.

“A ideia é compartilhar conhecimentos, pois são menos de 500 astronautas no mundo todo. Eles falam sobre a missão, mas também sobre histórias pessoais inspiradoras, sobre como é viver no espaço, o que comeram, como dormiram. Várias pessoas perguntam como eles vão ao banheiro, por exemplo”, conta Stine.

Os visitantes podem ainda acompanhar o lançamento de foguetes, já que o KSC é o local oficial da Nasa para isso. É preciso consultar as datas e adquirir um ingresso separado no site da atração.

Para aqueles que quiserem passar mais tempo em contato com o tema espacial, o KSC também oferece acampamentos educativos voltados para crianças e para jovens.

Outra atividade que tem custo extra é a Experiência de Treinamento de Astronauta (ATX), onde os participantes passam por exercícios de treinamento físicos e virtuais e depois participam da simulação de um lançamento de um ônibus espacial.

Stine afirma que o parque tem atividades que interessam a públicos de todas as idades, mesmo que não falem inglês. “É tudo muito visual, muito interativo e acessível também àqueles que não falam o idioma.”

Em breve, a experiência deve ficar ainda mais realista: a Nasa tem um acordo com uma empresa que tenta desenvolver um programa de turismo espacial. Segundo Stine, o objetivo é lançar uma nave ao espaço com pessoas leigas em 2015. A experiência vai durar 45 minutos e custará US$ 95 mil.

Fonte: g1.globo.com

Foto destaque: O ônibus espacial Atlantis, exposto desde junho no Kennedy Space Center, em Orlando (Foto: Divulgação/KSC)

Guia de Orlando, a mais nova ferramenta de ajuda ao turistas brasileiros que visitam Orlando, Fl

You must be logged in to post a comment Login