A vida de um Disney Cast Member

Você sempre teve curiosidade de conhecer os bastidores da maior empresa de entretenimento? Sempre quis fazer um intercâmbio de trabalho no melhor lugar do mundo? E sobre como é a vida de um Disney Cast Member? Vem comigo que eu te conto como foi a minha experiência no ICP e meus dois meses (e pouquinho) trabalhando na Disney.

O International College Program, atualmente conhecido como Cultural Exchange Program, é um intercâmbio no qual você trabalha na Disney durante as férias de final de ano. Meu nome é Aline Martins e eu fui uma das participantes deste programa no período de 28 de novembro de 2016 a 02 de fevereiro de 2017, no Walt Disney World, em Orlando. Foi uma das experiências mais intensas e incríveis da minha vida e com certeza me desenvolvi muito pessoalmente e profissionalmente.

Captura-de-Tela-2017-03-03-às-10.24.25Após a seleção, o próximo passo é a parte mais burocrática: tirar o visto de trabalho, pagar algumas taxas e organizar de tudo que falta para a viagem. A ansiedade e alegria são tão indescritíveis que quando chega o grande dia, você não consegue nem acreditar. Embarcar em um avião sabendo que o destino é Orlando e que você ficará lá nos próximos meses trabalhando no lugar mais mágico do mundo é inexplicável.

As primeiras semanas servem para adaptação e treinamento. É nesse período que se aprende tudo sobre o incrível mundo criado por Walt Disney e como é vida de um Cast Member (como são chamados os funcionários). Os treinamentos ocorrem, em sua maioria, na Disney University, um local com toda a estrutura necessária para ensinar aos recém chegados coisas incríveis como: relacionamento com o público, cotidiano no trabalho, histórias sobre o universo Disney e  as chamadas 4 chaves que direcionam os CM ao padrão Disney de excelência.

Após o treinamento geral, direcionado a todo e qualquer Cast Member, chega a hora de cada um conhecer seu local de trabalho e se especializar na sua role. As roles são como as funções e papéis que os CM desempenham ao trabalhar na Disney. Para o ICP, algumas roles são disponibilizadas e são escolhidas pela equipe de seleção da Disney durante o processo seletivo. Você pode dizer suas preferências de roles, assim como de local para trabalhar. No meu caso, fui alocada para as duas das minhas principais escolhas: Attractions no Animal Kingdom.

A função dos CM de Attracions, como o próprio nome sugere, é trabalhar nas atrações e brinquedos do complexo. É uma role que exige muita eficiência e atenção porque, na maioria dos casos, envolve questões de segurança, algo extremamente importante para a Disney. Eu trabalhei na Boneyard, um imenso playground na Dinoland USA, uma das 5 áreas do parque temático Animal Kingdom.

A Boneyard representa um sítio arqueológico no qual os guests podem escavar ossos, brincar em cavernas, descer por escorregadores e se aventurar num lugar com 3 andares e duas áreas diferentes. Mesmo que seja direcionado a crianças, o local é aberto a todas as idades possibilitando momentos em família e muita diversão para qualquer pessoa. Trabalhar lá foi uma aventura incrível na qual tive muito contato com guests (como são chamados os visitantes da Disney), me diverti muito e aprendi diversas coisas sobre paleontologia, crianças e também sobre mim mesma.

image1Todo domingo eu recebia um cronograma com as horas que trabalharia naquela semana, ou seja, os Cast Members não possuem horários nem dias de folga fixos. Toda semana é diferente, tanto nas horas trabalhadas quanto nos horários de início e fim dos shifts. Para attractions é mais difícil conseguir horas extras em outros locais de trabalho, porque o treinamento é sempre muito específico. Para outras roles, como Merchandising, é mais fácil de conseguir shifts extras, pois como os “merchans” trabalham em lojas e treinamento é praticamente o mesmo para qualquer loja da Disney. Diferentemente dos attractions que podem pegar extras apenas em locais que não exigem treinamento prévio.

Como ICP de attracions do Animal Kingdom, minhas horas variaram muito durante o programa. No começo não recebia tantas horas semanais, durante o natal e o ano novo recebi mais e na parte final do programa minhas horas aumentaram também. A média é de 40 horas semanais, com 2 dias de folga, mas isso depende muito de onde e com o que você trabalha.

A Disney entende muito sobre fidelização de públicos, e isso não é diferente com o público interno. Por isso, é oferecido aos Cast Members benefícios incríveis, como descontos em lojas e outros estabelecimentos, acesso gratuito aos parques (incluindo os aquáticos), cupons de desconto nas Holidays e participação em eventos e festas exclusivos.

No ICP, assim como no CP (o mesmo programa só que para os universitários americanos), os jovens moram durante seus programas em condomínios exclusivos e têm acesso aos ônibus da companhia Transtar, que oferece transporte aos parques, resorts e outras áreas além do complexo Disney, assim como Supermercados e lojas. A escolha do condomínio e das pessoas com as quais você vai morar é feita também pela companhia, mas você pode colocar suas preferências entre tipos de apartamento dos 4 condomínios disponíveis. Basicamente, esta é vida de um Disney Cast Member.

Ter trabalhado lá e ter tido acesso a todos esses aprendizados e experiências incríveis só me fez admirar ainda mais a Disney como empresa. Indico o programa a qualquer pessoa que tem vontade e coragem o suficiente pra aceitar essa aventura e viver os melhores meses da sua vida! Com certeza eu pretendo participar de outros programas pós ICP e outras oportunidades que tenho como Alumni (ex-Cast Member).

Termino, então, com uma frase famosa do Walt Disney: “se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.  Espero que tenha gostado e que tenham um dia mágico! Se tiver mais alguma curiosidade sobre o processo siga o instagram @centralcastmember!

Fonte: viajandocomronaldo.com

You must be logged in to post a comment Login