Conheça Orlando

Por Rita Pires

Orlando, a Cidade Encantadora que Conquistou o Mundo

A cidade de Orlando fica localizada na região central do Estado da Florida e e a sede do Condado de Orange. Orlando ficou famosa por seus parques temáticos e por isso recebe mais de 50 milhões de turistas por ano,fazendo dela a segunda cidade mais visitada no mundo. Esse imenso trafico de turistas, permitiu a construção de uma mega infraestrutura de hospedagem, transporte, atrações, convenções e restaurantes.

Alem de ser um destino turístico de primeira grandeza, a cidade também tem se firmado como centro financeiro, saúde e tem passado por um período de rápido crescimento, com vários novos projetos e projetos de expansão em andamento. Em Orlando encontra-se a segunda maior universidade da Florida, University of Central Florida-UCF, com mais de 30 mil alunos matriculados, o segundo maior centro de convenções dos EUA -Orange County Convention Center, com 186 mil metros quadrados de área para exposições e também um time de basquetebol da liga profissional NBA (Orlando Magic).

O aeroporto Internacional de Orlando, também chamado de McCoy Airport- MCO, é o vigésimo segundo mais movimentado do mundo. Do Brasil, existem poucos vôos diretos para Orlando, atualmente apenas a TAM, porém uma enorma quantidade de brasileiros chegam a Orlando por este aeroporto após conexão em Miami, Atlanta, Nova Iorque e Dallas, que oferecem vôos diretos desde o Brasil.

A distância entre Miami e Orlando é de 350 km e recomendasse que aos turistas de viagem em carro alugado, entre as duas cidades utilizem a estrada “TURNPIKE”, pois ela oferece o trajeto mais curto e rápido entra as duas cidades. O total de pedágios entre as duas cidades somam aproximadamente U$15.00, e esse percurso leva em média 4horas de viagem, incluindo uma parada de 20 minutos pelo caminho, nas paradas específicas e apropriadas com banheiros, lanchonetes e lojas de conveniência. Orlando talvez seja o lugar mais perfeito para turistas com carro alugado. Viajar entre Miami e Orlando e por todo o estado da Florida, é a opção ideal, pois o estado é todo plano, estradas maravilhosas, excelente sinalização. A facilidade para se locar e dirigir um veículo em Orlando e Miami faz com que a frota de carros de aluguel no estado da Florida seja a maior de todo o pais.

Visitar a cidade de Orlando significa realizar sonhos… mergulhar em um mundo mágico… só quem já visitou sabe o que significa a “cidade dos sonhos” e porque a vontade de retornar todos os anos. Orlando, a cidade encantada te aguarda!

Sua História
A história da Florida começa em 1513, quando o explorador espanhol Ponce de Léon, desembarcou na região em busca da fonte da juventude. O estado continuou como território espanhol até 1821, quando a Espanha cede o território para os Estados Unidos, que viviam em clima de guerra constant contra os povos seminolas, resistentes à colonização branca. As duas principais guerras, finalizadas em 1842, trazem muitos americanos para a Florida. Em 1845, a Florida, a Florida se tornou o vigésimo sétimo estado da União.

Nesta época Orlando era formado por grandes lagos e pinheiros, e a cidade, chamada de Jernigan, nome também da primeira família de colonizadores, tinha na pecuária e na agricultura seus primeiro focus econômicos. A cidade, que for a oficialmente reconhecida como Município em 1875, ganha uma ferrovia, que faz com que Orlando seja um dos principais produtores de laranja dos Estados Unidos. Desde então, Orlando foi vitimada por uma série de desastres, iniciando com um incêndio que queimou todo o Centro Comercial da Cidade, e alguns anos depois, baixas temperaturas, que dizimaram a produção de laranjas.

Em contrapartida, a cidade tem um súbito crescimento, pois os americanos migram para a Florida, explodindo o Mercado imobiliário. A euforia dura até 1926, quando os Estados Unidos começam a mostrar sinais de recessão. Em 1929, quando o país literalmente quebrou, moscas invandiram a Florida, e mais uma vez, foram destruídas as plantações de laranjas.

Orlando foi salva pela Segunda Guerra Mundial, pois a cidade se tornou local de base dos militares, e muitas fábricas de aviões foram inauguradas neste periodo. O bom periodo continuou durante a Guerra Fria,e culminou quando em 1955, o governo inaugurou o programa Espacial em Cape Canaveral. Porém o fato que realmente mudou Orlando, teve início em 1964, quando o Walt Disney começou a comprar secretamente enormes terrenos na cidade, totalizando mais de 11 mil hectares.

Na época, todos pensaram que os terrenos estariam sendo comprados pelo Projeto Espacial, fato que veio a ser esclarecido em 15 de novembro de 1965, o dia D de Orlando, quando Disney anunciou a construção do maior Complexo de entretenimento do mundo. Finalmente, em 1971, era inaugurado o Magic Kingdom, um projeto mais que ambicioso, que Walt Disney não pode ver depois de concluido, pois morrera em 1966. Porém depois de Magic Kingdom, foi aberto caminhos para outros, como: Sea World (1973), Epcot Center -1982, Hollywood Studios (antigo MGM Studios)-1989, Universal Studios-1990, Animal Kingdom-1998, Island of Adventure-1999 e Discovery Cove-2000, entre diversos parques aquáticos, resorts e outras atrações espalhadas pela cidade. Desde então a cidade passou a ser número um entre as cidades turísticas do mundo. Orlando é considerada a cidade que mais cresceu na Florida e é referência mundial quando se fala em diversão e lazer. Visitada por milhares de turista durante o ano todo.

Clima

O clima subtropical da região, garante muitos dias ensolarados aos turistas que viajam para Florida o ano inteiro. A quantidade de chuva que cai na região durante o verão e no começo do outono é suficiente para manter a vegetação bem verde durante todo o ano . A Topografia extremamente plana da Florida, estimula as brisas frescas do Atlântico e do Golfo do México, que banham o litoral da Florida, contando com quase 2 mil kilômetros de litoral, que fazem com que a Florida seja o destino ideal para a prática de esportes náuticos, golf, e atividades ao ar livre.O inverno na Florida é de dezembro a fevereiro, a primavera é de março a maio, o verão de junho a agosto e o outono de setembro a novembro, embora o clima subtropical não permita grandes oscilações climáticas entre as quatro estações.

A Flórida Central é também a capital mundial dos relâmpagos, com tempestades espetaculares e chuvas torrenciais que terminam tão rápido quanto começam. A temporada dos furacões vai de 1º de junho a 30 de novembro, sendo que nos últimos anos têm sido mais brando que nos anos anteriores. Se você visitar esta época a cidade, ouça as notícias locais para orientações e se manter informado com o tempo. Estas informações serão importantes em qualquer época, pois o turista evitará surpresas especialmente nos parques, com o frio ou chuva.

População

Orlando tem aproximadamente 214.000 habitantes, porem a grande Orlando possui cerca de 2 milhões de residentes nos condados de Orange, Osceola, Seminole e Lake. Logicamente este número varia de acordo com a época do ano. Este número representa a Terceira cidade maior do estado.

A divisão geográfica e política nos Estados Unidos é um pouco diferente da nossa no Brasil. Alem da divisão do país em Estados e Municípios, aqui temos também a existência dos condados ou Counties como são chamados em inglês. Cada estado é dividido em vários condados que por sua vez possuem uma série de municípios. No estado da Florida temos um governador (atualmente, o Sr. Jeb Bush), um prefeito de condado e um prefeito de município. Por exemplo, o prefeito de Orange County é o senhor Richard Crotty e o da cidade de Orlando é o Sr. Budy Dyer.Apresentamos aqui o mapa da Flórida Central com seus respectivos condados e principais municípios incluídos em cada um deles.

  • Marion – Belleview, Citra, Dunnellon, Eureka, Fort McCoy, McIntosh, Ocala, Ocklawaha, Orange Springs, Reddick, Salt Springs, Summerfield, Weirsdale
  • Sumter – Bushnell, Center Hill, Coleman, Lake Panasoffkee, Sumterville, Oxford, The Villages, Webster, Wildwood
  • Lake – Altoona, Astatula, Astor, Bassville Park, Clermont, Eustis, Forest Hills, Fruitland Park, Groveland, Howey-In-The-Hills, Lady Lake, Leesburg, Mascotte, Minneola, Montverde, Mount Dora, Mount Plymouth, Paisley, Sorrento, Tavares, Umatilla, Yalaha
  • Seminole – Altamonte Springs, Casselberry, Geneva, Lake Mary, Longwood, Oviedo, Sanford, Winter Springs
  • Orange – Alafaya, Apopka, Bay Lake, Belle Isle, Christmas, Doctor Phillips, Eatonville, Edgewood, Lake Buena Vista, Maitland, Oakland, Ocoee, Orlando, Tangerine, Windermere, Winter Garden, Winter Park, Zellwood
  • Osceola – Campbell, Celebration, Kissimmee, Poinciana, St. Cloud
  • Polk – Auburndale, Bartow, Davenport, Dundee, Eagle Lake, Fedhaven, Fort Meade, Frostproof, Haines City, Highland Park, Hillcrest Heights, Indian Lake Estates, Lake Alfred, Lake Hamilton, Lake Wales, Lakeland, Mulberry, Nalcrest, Polk City, Providence, Winter Haven
  • Hardee – Bowling Green, Wauchula, Zolfo Springs
  • Highlands – Avon Park, Lake Placid, Leisure Lakes, Lorida, Sebring, Venus