Complexo de visitantes da NASA restaura o último foguete Saturn IB do mundo

Complexo de visitantes da NASA restaura o último foguete Saturn IB do mundo

Foguete poderá ser visto de perto no NASA Kennedy Space Center Visitor Complex

Os visitantes do NASA Kennedy Space Visitor Complex, na Flórida, terão a oportunidade de ficar cara a cara com o último foguete Saturn IB configurado para voo do mundo. Com 67 metros de altura, o imponente foguete é um predecessor do Saturn V – que levou o homem à Lua – e foi lançado ao espaço nove vezes entre 1966 e 1975.

O processo de restauração do Saturn IB foi iniciado em julho de 2018 e nenhuma polegada dele passou intacta. Quase todas os estágios do foguete foram desmontados para permitir acesso total às seções internas e muitos meses de planejamento foram gastos antes do início do trabalho no local. Recebeu novas camadas de tinta para protegê-lo da umidade e do calor, além de ter sido completamente selado para assegurar que nenhum animal selvagem ou a água da chuva entre em sua parte interna, já que está exporto ao ar livre no Jardim de Foguetes (Rocket Garden). “Desmontar o foguete nos deu acesso a todos os seus cantos e recantos. Tínhamos apenas uma chance para fazer isso e tivemos que fazer certo”, disse Jennifer Mayo, gerente sênior de exposições e artefatos.

“Esses foguetes são muito pessoais para essa comunidade, não apenas para o Kennedy Space Center Visitor Complex, mas para o condado de Brevard em geral. Você tem pessoas que trabalharam, ganharam a vida e que têm muitas memórias pessoais com essas construções. Nossas ações deram várias décadas de vida ao Saturn IB. As crianças da geração atual podem vê-lo de uma forma muito mais grandiosa. Ele terá o prestígio que merece e nós poderemos contar a sua história muito melhor. Sabendo que estamos fazendo um serviço para todas as pessoas que tinham laços tão estreitos com essa família de foguetes… Esta tem sido a parte mais notável do projeto”, afirmou Mayo.

You must be logged in to post a comment Login